Registrar a marca significa proteger o seu patrimônio empresarial. Segundo o SEBRAE, uma marca “representa o primeiro contato entre seu cliente e seu produto ou serviço, e para ter exclusividade sobre o nome do seu empreendimento”. Visto a importância desta ação, quais os riscos sofremos ao não registrar uma marca?
Talvez o mais lógico é que, uma pessoa registrando a sua marca antes de você, simplesmente perderá o direito de usar a marca que você tanto lutou para construí-la. Além do mais, se você nunca registrou sua marca, não sabe se já existe alguém que a utiliza, ou seja, mais um ponto de incerteza. Todo o investimento em branding, marketing, posicionamento de mercado e planos de negócio caiu por terra.
Agora imaginemos que já exista essa marca registrada e você utiliza a sua sem saber que já havia uma empresa operando sob essa identidade… Caso a primeira mova processos à segunda, esta pode ter que arcar de 3 a 5% do seu faturamento bruto nos últimos cinco anos!
Todavia, não fica somente por aí. Uma marca não registrada acarreta em desconfiança dos clientes, perde o direito de uso, prejudica a reputação da empresa e perde toda a proteção adquirida perante os seus concorrentes.
A marca, dessa forma, é o instrumento através do qual a sua empresa será apresentada ao mercado. É por meio da marca que o seu produto ou serviço se diferencia dos demais players, desenvolve respeito e reputação no mercado, etc.
O escritório Juliana Gripp pode te ajudar a esclarecer suas dúvidas e te manter seguro de riscos contra marcas não registradas.